Todos os animais devem efetuar pelo menos uma consulta anual para check-up.

  • O Check-up pode ou não coincidir com a altura da revacinação, devendo a frequência de visitas aumentar com o avanço da idade.
  • Providenciamos os cuidados básicos necessários, a fim de evitar doenças graves e a manter uma saúde equilibrada, ajudarmos os animais a recuperarem de acidentes e de algumas doenças.
  • Fazemos ainda a ponte com colegas especializados que aqui se deslocam para prestação de serviços ou em alguns casos recebem o animal nos seus Centros de Atendimento.

Medicina Preventiva

Vacinação

As vacinas são de extrema importância, pois ajudam os animais a não desenvolverem ou a atenuarem a manifestação de várias doenças graves e potencialmente fatais.

Personalizamos o protocolo, em função não só da espécie, mas também da idade e do ambiente onde cada animal vive.

A primovacinação inicia-se por volta das 6 a 8 semanas e termina mais ou menos aos 6 meses de idade. Na maioria dos protocolos os animais efetuam reforços anuais, para algumas doenças o que lhes vai permitir manter a imunidade adquirida na primovacinação.

Desparasitação

Quer os cães, quer os gatos, podem ser hospedeiros de parasitas internos, os quais poderão ser ou não visíveis nas fezes. Os cachorros e gatinhos são quase sempre portadores destes seres, uma vez que os parasitas lhe são passados pela mãe ainda no útero ou após o nascimento.

Alguns parasitas intestinais de cães e gatos podem infectar o ser humano, principalmente as crianças, pelo que os protocolos de desparasitação regular são de extrema importância, não devendo ser negligenciados.

OUTRAS

MICROCHIPAGEM

Para além de ser obrigatória por lei, devendo o microchip ser implantado até aos seis meses de idade em cães, o facto de o seu animal se encontrar microchipado poderá vir a ser uma grande ajuda, caso algum dia este se perca.

Utilizamos os microchips mais pequenos do mercado, a fim de minimizar qualquer desconforto associado ao procedimento.

ESTOMOTOLOGIA

Os cuidados de higiene oral são de extrema importância para manter os animais com dentes e gengivas saudáveis e são recomendados desde tenra idade.

Disponibilizamos cuidados ajustados a cada situação:

  • Limpeza dentária e destartarização;
  • Extração e reconstrução dentária.
REABILITAÇÃO

Através de tratamentos regulares de fisioterapia, podemos ajudar o seu animal a recuperar de muitas situações de forma mais rápida e com menos dor.

BANHOS E TOSQUIAS HIGIÉNICOS
CIRURGIA E RECOBRO
DOMÍCILIOS

Com marcação antecipada

EXAMES COMPLEMENTARES DE DIAGNÓSTICO

Análises Laboratoriais

Disponibilizamos, em menos de meia hora, os resultados de várias análises efetuadas in situ:

    • Hemograma;
    • Análises Bioquímicas Sanguíneas;
    • Perfis hormonais;
    • Controlo serológico de fenobarbital;
    • Urianálise;
    • Testes Rápidos.

Temos ainda acordos com laboratórios externos para análises mais específicas, as quais estão sujeitas aos prazos para cada análise e laboratório.

Ecografia

É um meio de diagnóstico muito seguro, indicado em diversas situações como por exemplo:

    • Acompanhamento de diagnóstico de gestação;
    • Detecção de alterações na próstata;
    • Avaliação de determinados órgãos, como por exemplo o fígado, os rins ou a bexiga;
    • Despiste de problemas oncológicos;
    • Avaliação cardíaca (Ecocardiografia).

A informação obtida com este exame pode ser comprometida por alguns factores, como por exemplo o excesso de gás, pelo que quase sempre se complementa com exames radiográficos.

 

Raio-X Digital Direto

Usado há muitos anos, quer em situações traumáticas, quer em exames de rotina, é um exame de imagem com um custo relativamente acessível, quando comparado com uma TAC ou uma RM, que embora fornecendo muito menos informação que estes dois exames, pode ser de enorme utilidade para efetuar um diagnóstico presuntivo e em muitos casos até, suficiente para o diagnóstico definitivo em inúmeras situações.

Os equipamentos de Raios-X modernos, como aquele que dispomos, permitem obter imagens muito mais definidas, expondo os animais a muito menos radiação, sendo portanto mais vantajosos não só pelo ponto de vista de diagnóstico, mas também pela segurança para o animal, que é exposto a muito pouca radiação.

 

Electrocardiograma

Este exame não invasivo e, de realização muito simples, não acarreta qualquer risco para o animal e permite imprimir os impulsos eléctricos gerados pelo seu coração.

É normalmente efetuado quando se detecta à auscultação alguma anomalia, mas pode ser efetuado por rotina, principalmente em animais geriátricos.

Sempre que necessário é complementado com Raio-X torácico e Ecocardiografia para chegar ao diagnóstico preciso de doença cardíaca.

URGÊNCIAS

Por vezes os animais adoecem de repente ou sofrem algum evento traumático, tendo de ser atendidos de urgência:

Lesões provocadas por brigas com outros animais | Ingestão de substâncias tóxicas | Doença súbita inespecífica | Atropelamento (triagem)

Não sendo nós um centro hospitalar (não dispondo portanto de um Médico Veterinário em permanência nas 24horas dos dia),
alguns casos, para segurança do animal, terão de ser para aí encaminhados.

Por questões de logística o serviço de urgência não é efetuado ao domicílio.

Se está em dúvida se o seu animal necessita de atendimento de urgência, contacte-nos e efetuamos a triagem!
ANIMAIS QUE TRATAMOS

Aqui tratamos cães, gatos, mamíferos exóticos (coelhos, chinchilas, porcos da índia e outros roedores) e também aves exóticas.

Vacinamos, acompanhamos e fazemos resenhos a cavalos, mediante marcação.

 

Caso tenha algum animal que precise de acompanhamento e não sabe se temos algum Veterinário que o possa consultar, por favor contacte-nos!

Não se esqueça de marcar a sua consulta!