Março: Mês do diagnóstico laboratorial

Testes rápidos para diagnóstico de doenças infecciosas caninas e felinas

FIV e FeLV

São duas doenças bastante prevalentes em gatos, principalmente aqueles que têm proveniência na rua.

Para diagnóstico destas doenças, utilizamos uma técnica imunocromatográfica para a detecção simultânea de antigénio de Leucemia Felina (FeLV) e anticorpos de Imunodeficiência Felina (FIV) no soro, sangue total ou plasma.

Leishmania, Dirofilaria, Ehrlichia e Anaplasma

Estas quatro doenças vetoriais, são muito frequentes no nosso país e são responsáveis por graves problemas de saúde.

Em menos de 10 minutos, fazemos com um só teste a detecção de antigénios de Dirofilaria immitis e anticorpos de Leishmania infantum, Ehrlichia canis e Anaplasma platys em sangue, soro ou plasma.

Embora os kits de diagnóstico rápidos demonstrem ter uma elevada sensibilidade e especificidade, não podemos descartar a hipótese de que possam ocorrer resultados falsos – positivos ou negativos – pelo que o diagnóstico definitivo não poderá somente basear-se num único teste.
Sempre que exista alguma dúvida, o teste deverá ser repetido e/ou associado a outros métodos de diagnóstico.

Hemograma e Bioquímicas Sanguíneas

São análises sanguíneas efetuadas em 10 a 20 minutos, que fazem parte do programa de chechup regular recomendado, quer em cães quer em gatos. Ambas ajudam a determinar o estado de saúde dos animais, auxiliando o diagnóstico de inúmeras patologias.
Embora possam ser efetuadas em separado, os resultados quando interpretados em conjunto, poderão providenciar grande informação acerca do funcionamento geral do organismo de cada animal.

Hemograma

Mede a quantidade de eritrócitos (glóbulos vermelhos), leucóticos (glóbulos brancos) e plaquetas.

Permite perceber, entre outras coisas, se o animal se encontra com anemia (poucos eritrócitos), se está desidratado e/ou se há indícios de existir alguma doença infecciosa em curso.

Bioquímicas

Consiste da mensuração no sangue, de um grande número de químicos e enzimas (proteínas envolvidas em reacções químicas do organismo), que permitem obter informação geral sobre o funcionamento de alguns órgãos, nomeadamente o fígado, os rins e o pâncreas. Permitem ainda determinar ainda os níveis de açúcar e de eletrólitos no sangue.

Durante todo o mês de março, estamos a promover a realização de testes de diagnóstico no nosso centro de atendimento. Informe-se connosco!

Scroll to top